PROJETOS

Projetos Desenvolvidos Pela Entidade:


  • Pronaf - Agricultura Familiar 
Pronaf Custeio
Pronaf Investimento
Pronaf Agroindústria
Pronaf Agroecologia
Pronaf Eco
Pronaf Floresta
Pronaf Semi-Árido
Pronaf Mulher
Pronaf Jovem
Pronaf Custeio e Comercialização de Agroindústrias Familiares
Pronaf Cota-Parte
Microcrédito Rural
Pronaf Mais Alimentos



  • FNE RURAL - Programa de Desenvolvimento Rural do Nordeste 

O que o Programa financia
A implantação, expansão, diversificação e modernização de empreendimentos agropecuários, contemplando as atividades de agricultura irrigada, agricultura de sequeiro, bovinocultura, bubalinocultura, ovinocaprinocultura, avicultura, suinocultura, apicultura, sericicultura, estrutiocultura e produção de sementes e mudas, além de empreendimentos florestais (florestamento e reflorestamento com fins econômicos), mediante o financiamento de: investimentos; custeio agrícola e pecuário, inclusive retenção de crias bovinas; beneficiamento e comercialização de produtos agropecuários.




Prazos:
Fixados em função do cronograma físico-financeiro do projeto e da capacidade de pagamento do beneficiário, respeitados os prazos máximos a seguir:
  • Investimentos fixos – até 12 anos, já incluídos até 4 anos de carência.
  • Investimentos semifixos – até 8 anos, incluídos até 3 anos de carência.
  • Custeio pecuário: até 1 ano.
  • Custeio agrícola: até 2 anos.
  • Comercialização: até 240 dias.
  • Retenção de crias: até 2 anos.


  • Crédito Fundiário - Compra de Terra

Sobre o Programa


O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que oferece condições para que os agricultores sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

Linha de Financiamento do PNCF

PNCF possui duas linhas de financiamento de acordo com as necessidades dos beneficiários. São elas:

Combate à Pobreza Rural (CPR)
 linha de Combate à Pobreza Rural (CPR) foi criada para atender as famílias rurais mais necessitadas e de menor renda. Os recursos podem ser usados para a aquisição da terra (SAT) e em projetos de infra-estrutura comunitários (SIC).

Consolidação da Agricultura Familiar (CAF)
  • Linha CAF
Linha de Consolidação da Agricultura Familiar (CAF) atende agricultores que geralmente já estão na terra, como os meeiros e arrendatários ou ainda os que possuem minifúndios e querem aumentar sua área. Os recursos podem ser utilizados para aquisição da terra (SAT) e para investimentos básicos (SIB), destinados à estruturação produtiva.










Artigos