segunda-feira, 9 de maio de 2011

Agricultores familiares do Ceará apresentam pauta de reivindicação

As Federações dos Agricultores Familiares dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Ceará realizaram nesta última quinta feira (5), caminhada nas imediações do estádio Castelão, sede do Banco do Nordeste no Passaré. O ato compõe a VII Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, onde os agricultores reivindicam desburocratização do acesso ao crédito e renegociação das dívidas. Ato contou com cerca de 1.500 participantes.

Segundo Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a ocasião trata do desenvolvimento do nordeste. “Estamos com uma pauta para tratar do desenvolvimento da Região Nordeste, e que envolve um conjunto de questões como política agrícola e agrária, infraestrutura, educação e saúde”. 

Em reunião com Luiz Sergio Machado e outros diretores do Banco do Nordeste, deliberou-se a construção de agenda permanente com o superintendente do BNB de cada estado acompanhado por um representante da direção do Banco para avaliar o acesso ao crédito e tratar das negociações das dívidas. 

A negociação do crédito para mulheres e jovens foi um dos pontos altos da negociação e teve como encaminhamento realizar capacitação de jovens em toda região nordeste com o objetivo de viabilizar acesso ao crédito. 

O coordenador da FETRAF-CE Auri Júnior, avalia como significativo avanço a negociação para os agricultores e agricultoras, e ressalta a importância de progredir em outros setores do governo, em especial no governo do estado. 

De acordo com Júnior, a FETRAF-CE já solicitou audiências com a secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, e gabinete do Governador. 

A agenda de negociações da VII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar e Reforma Agrária continua com atividades em todos os estados da região, com o indicativo de algumas agendas regionais na próxima semana com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos