Feira de Santana, na Bahia, sediou o I Encontro da Agricultura Familiar da Região Nordeste. No auditório do Olimpio Eventos, a atividade ocorreu na sexta-feira (16), e lançou a 1ª Exposição do Encontro da Agricultura Familiar do Nordeste (EXPOAGRIFAM).
Com a presença de aproximadamente mil agricultores familiares e assentados da reforma agrária, o Encontro discutiu a importância da organização da categoria para aumento da renda dos produtores, acesso à crédito e melhores condições de produção, espaço no mercado institucional e escoamento da produção.
Com painéis de debates sobre temas voltados para a agricultura familiar da região, Elisângela Araújo, coordenadora geral da FETRAF-BRASIL destacou os desafios a serem enfrentados para que haja avanço no desenvolvimento de políticas públicas para o nordeste.
“Há necessidade de que se aprofunde a organização social dos agricultores familiares; que se estabeleçam experiências específicas em relação ao sul do país, no que se refere ao credito para produção; e que se amplie e construam novos empreendimentos de verticalização da produção”, elencou.
Para a coordenadora, o Brasil avançou, mas a região Nordeste continua sendo “o Brasil mais pobre que possui 59% de pessoas extremamente pobres, sendo 52% no campo nordestino”.
“Para mudar esse quadro temos muitos desafios que precisam ser enfrentados e superados para que nossa produção aumente, produza riqueza e impeça que o êxodo da nossa juventude continue”.
A atividade também contou com mesa de debate sobre o “Programa Nacional dos Biocombustíveis e novos desafios para a região Nordeste”. Na oportunidade foi lançada a Revista “Boas Práticas do Cooperativismo da Agricultura Familiar”.
Participaram do I Encontro da Agricultura Familiar da Região Nordeste Maria Josana de Lima, FETRAF-Rio Grande do Norte, João Santos FETRAF-Permambuco, Francisco Aury Junior, FETRAF-Ceará, Antonio Chaves, FETRAF-Piauí, Rosival Leite FETRAF-Bahia, José Herculano, BNB, DAVID Leal, Petrobras Biocombustível, parlamentares, Martiniano Costa, Presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-Bahia); Zé Grande, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira; Rogério Neuwald, assessor da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) Nacional; Ozenir Moraes, secretário da Agricultura do Município de Feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário