sexta-feira, 15 de junho de 2012

PROGRAMA ÁGUA DOCE INAUGURA UNIDADE DEMONSTRATIVA EM TAUÁ

  • Prefeito Odilon Aguiar inaugura Unidade do Programa Água Doce na Localidade de Calumbi.
  • Prefeito Odilon Aguiar inaugura Unidade do Programa Água Doce na Localidade de Calumbi.Com um investimento estimado em R$ 117.362,29, foi inaugurada na última quinta-feira, 17 de maio, a Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, na Localidade de Calumbí, Distrito de Tricy, no Município de Tauá, beneficiando 108 famílias. A Unidade funcionará como Projeto Piloto para outras 219 que serão instaladas em comunidades dos Municípios cearenses.
    As Unidades Demonstrativas (UDs) do Programa Água Doce fazem parte da estrutura do Sistema Integrado de Reuso dos Efluentes da Dessalinização, uma tecnologia desenvolvida na Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), e certificada pela Fundação Banco do Brasil em 2003.
    De funcionamento simples e eficiente, é uma cadeia produtiva que começa com a dessalinização da água salobra. Os resíduos do processo são reaproveitados para a criação de peixes e irrigação de plantas que servem para alimentar animais.
    Veja como funciona uma Unidade Demonstrativa:
    O processo tem início com a retirada da água do lençol freático por meio de um poço profundo. O material é enviado a um dessalinizador e armazenado em um reservatório para distribuição.
    O resíduo produzido pelo processo de dessalinização é utilizado para cultivar a tilápia rosa, variedade híbrida do gênero oreochromis, um peixe resistente e que gosta de águas com alto teor mineral.
    A água dos criadouros é utilizada para irrigação de plantas que se desenvolvem com altas doses de sal, a chamada "erva-sal" (Atriplex nummularia). A espécie, natural da Austrália, é usada na alimentação de cabras e bodes.
    O sistema produtivo,que ocupa um terreno de dois hectares, tem dois viveiros de tilápias, um tanque para reciclagem do concentrado, uma área irrigada para cultivo da erva-sal e outra para produção de feno.
    Uma localidade está apta a receber um UD se tiver um poço com vazão mínima de 2 mil litros por hora, solo compatível com o sistema de irrigação de erva-sal, área pública para implantação do sistema, exploração pecuária e experiência cooperativa da comunidade, sendo esse último essencial para o desenvolvimento do complexo produtivo.
    Estiveram presentes à solenidade, o Vice-governador do Ceará, Domingos Filho, o Secretário de Recursos Hídricos do Estado, César Pinheiro, o Prefeito Odilon Aguiar e seu vice, Dr. Júlio César, Coordenador Nacional do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente, Renato Saraiva Ferreira,Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Semi-árido, José Nilton Moreira, Superintendente da Sohidra, Dr. Leão Montezuma, Geólogo do Dnocs, Dr. Paulo Roberto, Secretários Municipais, Técnicos, vereadores e lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos